Antônio é o santo mais querido de Portugal. No dia 13 de junho fazem a maior festança por lá. E, como o povo português é muito alegre e criativo, deixaram a festa junina do santo muito colorida, cheia de enfeites, bandeirinhas, comidas típicas...
Aqui no Brasil Santo Antônio é muito querido também, porque os portugueses colonizaram o Brasil e trouxeram essa devoção para cá...
Antônio nasceu em Portugal e seu nome de batismo era Fernando. Gostava muito de estudar e com 15 anos entrou no Convento Agostiniano, onde foi ordenado padre.
Uns freizinhos de pés descalços vinham sempre pedir pão para os pobres na porta do convento, estes eram os franciscanos. Padre Fernando ficou muito amigo deles e quando soube que eles iam como missionários para o Marrocos (um lugar bem distante , onde as pessoas não tinham ouvido falar de Jesus ) também quis ser missionário e foi com eles. Se tornou um franciscano e, como era de costume entre os franciscanos, mudou de nome. Virou Antônio.
No Marrocos ele ficou doente e pegou um navio para voltar a Portugal, só que no meio da viagem uma tempestade terrível fez seu barco naufragar e Frei Antônio foi parar numa praia da Itália. Conheceu São Francisco e escolheu uma cidadezinha chamada Pádua para viver, acabou ficando por lá pelo resto da vida.
Santo Antônio de Pádua, rogai por nós!
Fonte: Cancão Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário