Dinâmicas






Aqui estão algumas sugestões de dinâmicas que poderão ser aplicadas em diversos momentos e lugares.




Dinâmica: Gesto de Amor


Palavra de Deus: ''Nisto conhecemos o amor, Jesus deu a vida por nós''
( I João 3,16)

Idade ideal: acima de 10 anos

Material: lápis e papel.

Objetivo: saber qual o maior gesto de amor.

Desenvolvimento:

1. Todos de pé em círculo;

2. O animador dirá: '' Cada criança se apresentará dizendo seu nome fazendo um gesto que o identifique ( ex: fazer o gesto de um coração, pular, dar uma volta...). Em seguida, todo o grupo deverá ao mesmo tempo repetir o nome do colega imitando seu gesto. Não pode repetir os gestos já feitos''.

3. Assim todos se apresentam, ao terminar o animador irá repetir cada gesto feito e pedir que digam o nome correspondente.

4. Refletir: '' Não conseguimos gravar todos os nomes e gestos dos participantes do grupo, mas qual gesto chamou mais atenção? Qual foi o mais engraçado? Qual demonstrou mais amor?'' (esperar que respondam )

Final: Partilhar: Em toda história da humanidade qual foi o maior gesto de amor? ( aceitar todas as respostas perguntando: alguém sabe de outro gesto de amor maior que este? )
A maior prova de Amor está escrito em I João 3,16. Ler e partilhar a Paalvra de Deus.

Atividade: Painel ilustrado

Vamos fazer um painel de desenhos. Num papel copie a Palavra de Deus que a foi lida, com um desenho bem bonito e coloque um título. Depois é só pendurar no painel.Chame todos para ver.



Fonte: Retirado do livro '' Dinâmicas para falar de Deus''
 Hyde Flávia



Dinâmica: Quem sou eu?

Palavra de Deus: '' Somos para Deus o perfume de Cristo''
( II Coríntios 2,15)


Idade ideal: acima de 7 anos

Material: Um lápis

Objetivo: saber que o nosso ser transparece naquilo que somos e fazemos.

Desenvolvimento:
1. Todos assentados no chão em círculo;

2. O animador irá mostrar a ponta do lápis e dizer: '' Quando o lápis parar, quem ele apontar irá dizer seu nome e dizer uma característica sua, assim: '' Meu nome é... e eu sou... ( ex: eu sou alegre, eu sou bravo, eu sou estudioso, eu sou amigo, etc);

3. O animador irá fazer o lápis rodar no chão no centro da roda, ao parar, quem o lápis apontar irá responder a pegunta e, em seguida, vai chegando para trás;

4. Termina quando todos tiverem falado.

Final: Ler a Palavra de Deus, partilhar e refletir: '' Onde eu for devo ser o perfume de Cristo. Como fazer a '' alegria'' ( a braveza, o estudo, a amizade...) estar a serviço de Deus? E assim os participantes vão respondendo como se colocar a serviço de Deus.

Atividade: ser profeta e anunciar

 Passar perfume em cada criança e pedir que repitam a Palavra de Deus para todos que perceberem o cheiro do perfume.



Fonte: Retirado do livro '' Dinâmicas para falar de Deus''
Hyde Flávia




Dinâmica:Pense Rápido!

Lista de material:
  • Bíblia
  • Pedaço grande de papel
  • Canetinha e fita crepe ou giz e quadro negro
  • Bola de borracha
Preparação:
Escreva o versículo no papel ou quadro negro.
Como brincar: As crianças se sentam em círculo. Leia o versículo várias vezes com elas. Comece a brincadeira jogando a bola para uma criança que deve dizer a primeira palavra do versículo. Essa criança joga a bola para qualquer outra que deve dizer a segunda palavra. Continue até que todas as palavras tenham sido ditas. Quando as crianças estiverem bem familiarizadas com o versículo, apague-o do quadro ou remova o cartaz e brinque dizendo o versículo decorado.


Ilustração: