quinta-feira, 18 de abril de 2013

Os Sacramentos: Presentes de Deus


Em nossa vida temos muitos sinais que nos lembram ou mostram alguma coisa. Por exemplo: um sorriso, um aperto de mão, um beijo, um abraço, um presente são sinais para mostrar a amizade e o amor. Jesus usou muitos sinais para mostrar a amizade, perdão e amor pelos homens, mas apontou sinais especiais, chamados Sacramentos.
Os Sacramentos são sinais de vida ou presentes que ele confiou à sua igreja. O autor os Sacramentos é Jesus Cristo.
Jesus dá esse presente aos homens que aceitam recebê-lo com amor. Os Sacramentos são 7:

Batismo 



É o sacramento que nos faz Igreja; a partir deste sacramento somos chamados a participar, atuar, evangelizar; enfim, assumir o nosso papel de cristão na Igreja e no mundo. O Batismo apaga o pecado original e, através dos pais e padrinhos, leva o batizado à conversão e à busca de Deus.


Crisma






 O batismo, geralmente é a criança que recebe. Assim sendo, são os pais e padrinhos que prometem  introduzir a criança na Igreja. Já a crisma é o sacramento da responsabilidade, pois quem o recebe ( geralmente jovens) já tem consciência daquilo que quer e do seu importante papel de soldado de Cristo, comprometido com a Igreja na luta pela Evangelização.





Eucaristia




É o centro dos sacramentos, o próprio corpo de Cristo que vem alimentar a nossa vida espiritual e fortalecer a nossa união com Deus e com os irmãos.







Penitência




É o sacramento que limpa a nossa alma de todo o mal, de todo o pecado. Através desse sacramento nós nos voltamos para Deus, através do padre, e pedimos perdão de todos os nossos pecados e nos propomos a assumir uma vida nova.







Unção dos Enfermos



É o sacramento da fortaleza de Deus ( que demonstra a presença de Deus para as pessoas doentes e velhinhas). Este sacramento não é para quem está à beira da morte, mas para aqueles que estão fracos fisicamente e querem a graça de Deus.





Ordem




Sacramento de consagração a Deus e à Igreja, para servir ao povo. Através deste sacramento, o homem se torna sacerdote, recebendo os poderes de Cristo, para levar a boa nova do amor a todos os homens.





Matrimônio




União do homem e da mulher, que, através do amor e da benção de Deus, se tornam um só corpo, uma só alma. O matrimônio é indissolúvel ( ou seja, não pode acabar. Só a morte pode separar o homem e a mulher casados). 




Fonte: Retirado do livro '' Caminhando com Jesus- 3º Ano'' - Gabriel Benedito e Issaac Chalita.
Imagens- Retiradas  da Net.

Um comentário: