quarta-feira, 10 de abril de 2013

Abraão - Brincadeiras





Leitura Bíblica: Gênesis 12.



1- Teatro: Providencie uma caixa com roupas - mantos, lenços, sandálias...Instrua as crianças para se vestirem como no tempo bíblico e a segui-la. Conduza como você fosse Abraão e elas a sua família. Pare e conte a história ao longo do caminho. Você pode dizer: '' Vamos nos sentar aqui junto ao córrego''. Iremos passar aqui esta noite e amanhã Deus nos conduzirá novamente pelo caminho.''ou  '' Aqui há boa pastagem  para os animais. Sem dúvida Deus está cuidando de nós.'' E assim continuar encenando toda a história até a chegada da terra prometida.



2- Sente-se formando um círculo.A primeira pessoa diz: ''Deus chamou Abraão para deixar a sua terra e mudar-se, e Abraão empacotou  ______________ '', dizer o nome de algo com a letra'' A ''- '' Arco''. A pessoa seguinte repete a sentença , o item e acrescenta algo com a letra ''B'' - '' Bastão''. Continue até que somente uma criança consiga repetir tudo ou tiverem completado o alfabeto.



3- Viagem Cega: Vendar os olhos das crianças e pedir para que elas sigam a voz do líder. Dizer palavras ou frases como '' tenham fé '', '' obedeçam '' e outras palavras que vão dando direção as crianças onde o líder está. O líder deverá conduzir as crianças até uma determinada área e parar. Daí as crianças podem tirar as vendas dos olhos e o líder conversará com as crianças, de como é difícil seguir alguém com os olhos vendados, falar sobre as dificuldades, medo, insegurança... Mas, elas confiaram em todo momento, em seguir a voz do líder. Explicar que foi assim que Abraão - obedeceu a Deus e foi para um lugar que não conhecia.



4- Providencie duas malas cheias de roupas( talvez inclua alguns livros, a Bíblia e outros necessários). Divida a classe em duas equipes e dê a cada equipe uma mala com igual números de itens. Quando você disser '' Já'', as equipes terão que colocar os itens dentro da mala. Não podem simplesmente jogá-los dentro, mas deixá-los bem organizados.Todos os itens devem ser postos nela, e a mala deve ser fechada. Incentive os membros das equipes a trabalharem juntos.
Enquanto eles colocam os itens na mala, fale a respeito de como deve ter sido difícil para Abraão empacotar seus pertences. Lembre-os de que Deus estava com Abraão quando fez sua mudança e de que estará conosco sempre que enfrentarmos uma situação que não conhecemos.




Fonte: Miriangalli



Nenhum comentário:

Postar um comentário