segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Serie: Conhecendo a Bíblia II



  • O que narra a Bíblia?

 A Bíblia cristã se divide em duas grandes partes, sendo os escritos da primeira parte aceitos tanto pelos judeus quanto pelos cristãos. É que, de fato, o Cristianismo surgiu do Judaísmo. Os cristãos chamam a primeira parte da Bíblia de Antigo Testamento. É também designada como Bíblia Hebraica. Para os crentes judeus, somente tais escritos constituem a Sagrada Escritura.
Os textos do Antigo Testamento remontam até as raízes da história judaica e narram o caminho do povo de Israel. Nele se conta como Deus criou o mundo e as pessoas, como cuida deles, como elege o povo de Israel e os auxilia.
Os cristãos acreditam que Deus queria ficar particularmente perto das pessoas de maneira bem específicas. Acreditam que Deus mesmo se fez homem. Este homem é Jesus de Nazaré. Os cristãos o chamam de Jesus Cristo, que significa: Jesus, o ungido do Senhor. Ele viveu há  mais de 200 anos e era judeu.
Os escritos do Novo Testamento, portanto,  a segunda parte da Bíblia cristã, falam dele. Narram a cerca do seu nascimento, que celebramos no Natal, de seus discursos e de seus ensinamentos, de sua vida, morte e ressurreição, que é relembrada pela Páscoa. Nele se relata também o que aconteceu com as pessoas que seguiram Jesus e como se formaram as primeiras comunidades cristãs.
 
 
  • Histórias da Salvação
No início da Bíblia encontramos narrativas que tratam de como Deus criou o mundo e as pessoas.
 
  • Narrativas emocionantes

Na Bíblia há diversas histórias emocionantes como, por exemplo ,a história de José , que, por culpa dos seus irmãos, foi arrastado para escravidão, mas que, posteriormente, no Egito, se tornou um grande estadista e, no final, salvou seu pai,  seus irmãos e todo o povo de Israel de um período de grande escassez.
 
  • Narrativas históricas

O Antigo Testamento está cheio de relatos tirados da história do povo de Israel: fala de grandes reis, de importantes sábios conselheiros, de sucessos bélicos e de derrotas, como também de acontecimentos pacíficos, como a construção do templo de Jerusalém, por exemplo.
 
  • Regras de vida e leis

Em alguns escritos bíblicos, encontramos regras de vida e leis que mostram como a pessoas devem se comportar e o que é certo e errado. Especialmente são importantes os dez mandamentos.
 
  • Narrativas sobre Jesus

 

Os quatros primeiros livros do Novo Testamento se chamam Evangelhos. Eles informam sobre Jesus: contam o que Ele disse e fez, como viveu, morreu e ressuscitou, mostrando, assim, qual a sua importância.

 

  • Cartas
 
No Novo Testamento encontramos toda uma série de cartas. Algumas são bastante longas, outras muito breves.  Elas foram escritas pelos seguidores de Jesus e endereçadas às primeiras comunidades cristãs.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário