sábado, 7 de setembro de 2013

Serie: Conhecendo a Bíblia I





O que quer dizer ''Bíblia''?

A palavra Bíblia deriva do termo grego biblos. Traduzido, significa simplesmente livro. A cidade portuária libanesa de Biblos abastecia o mundo antigo com o papiro, o mais importante material usado na escrita. Talvez por isso, entre os gregos, livro se diz biblos.
Para os cristãos, a Bíblia é um livro muito especial, o mais importante de todos. Eles o chamam de Sagrada Escritura e Palavra de Deus.

Por que a Bíblia é chamada  '' Livro dos Livros''?

A Bíblia não está dividida apenas em duas partes, simplesmente em Antigo e Novo Testamento. Nela está reunida uma grande quantidade de escritos e de livros. Na verdade, a Bíblia é uma biblioteca. O Antigo Testamento se compõe de 46 livros distintos; o Novo Testamento, de 27. Por conseguinte, a primeira parte da Bíblia é muito mais extensa do que a segunda. Levando-se em conta o número de páginas, o Antigo Testamento é quase quatro vezes maior do que o Novo Testamento.
Cada um dos livros da Bíblia foi escrito em tempos diferentes e a partir de diversas circunstâncias. Muitos deles, porém, conservam memórias e experiências que se deram entre o povo de Deus - dos israelitas até os primeiros cristãos.

Em que línguas a Bíblia foi escrita?

A Bíblia não foi escrita de uma só vez. Ao contrário, seus escritos surgiram gradativamente, ao longo de várias gerações. As pessoas do Oriente Próximo ( assim denominamos hoje a região na qual surgiram os escritos bíblicos), durante esse longo período de tempo, estiveram expostas a muitas transformações políticas e culturais. Povos estrangeiros invadiam e tomavam o poder. Dominadores chegavam e desapareciam. Em consequência disso, mudavam as circunstâncias da vida e os costumes, até mesmo a língua do povo.
No correr do tempo, foram utilizadas três  línguas diferentes a fim de relatar as experiências que se deram entre o povo e Deus. Tais línguas são: hebraico, aramaico e grego.
O Antigo Testamento foi, em sua maior parte, redigido em hebraico. O abecedário hebraico é denominado Alefbet, a partir de suas duas primeiras letras. É formado exclusivamente por consoantes. As vogais devem ser conhecidas previamente. Ademais, o hebraico não é lido como a maioria das línguas, isto é, da esquerda para a direita, mas sim da direita . mas sim da direita para a esquerda.
A segunda língua bíblica é o aramaico. É estreitamente aparentada ao hebraico. No tempo de Jesus, era a língua cotidiana dos judeus. Algumas seções dos livros de Daniel e de Esdras foram escritas em aramaico.
Todos os escritos do Novo Testamento e também alguns da parte mais recente do Antigo Testamento foram redigidos em grego. Nos séculos que antecederam e que se sucederam ao nascimento de Jesus, o grego era uma língua universal, mais ou menos como o inglês atualmente.



Fonte: Retirado do livro '' Conheça a Bíblia'' - Alexander Weihs . Ute Thonissen

Nenhum comentário:

Postar um comentário