sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Símbolos do Natal

Foi a partir do ano 336 d.C. que o Natal passou a ter uma data oficial para sua comemoração, o dia 25 de dezembro, fixado pelo papa Júlio I.
De uma forma ou de outra, o Natal é uma festa rica em símbolos, que tocam nossa sensibilidade e vão muito além da razão. Segue abaixo, alguns símbolos natalinos e seus respectivos significados.


Presépio





Presépio é a representação da cena do ambiente em que Jesus nasceu. Entre os símbolos de Natal, o presépio é o mais significativo para a Igreja.
A cena do presépio, em sua singeleza e simplicidade, faz com que nos lembremos dos ensinamentos e da doutrina de Jesus, cujos principais elementos são a humildade, a igualdade, a fraternidade, a fé, a esperança e, acima de tudo, o amor.



A árvore de Natal






Hoje a árvore é símbolo de vida Como sabemos, no inverno rigoroso dos países do hemisfério norte, sob neve constante, as árvores perdem suas folhas. Somente o pinheiro- a verdadeira árvore de Natal- permanece verde.
Representa a própria figura de Cristo, a verdadeira vida, Deus eterno em qualquer lugar e em qualquer tempo. Jesus é vida, a vida que vem a nós todos no Natal.




As bolas coloridas







As bolas coloridas são símbolos de Natal: elas representam os frutos da árvore viva que é o próprio Jesus. Esses frutos são as boas ações praticadas por quem vive em Jesus, como Jesus e por Jesus. Elas são também símbolos dos dons, dos presentes maravilhosos que o nascimento do Menino Jesus nos traz, sempre renovados a cada ano.



As velas de Natal






As velas de Natal simbolizam a presença de Cristo e sua grande luz, pois ele mesmo disse: '' Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não anda nas trevas.'' Ao acender velas no Natal, afirmamos nossa confiança em Jesus e lhe prometemos levar aos nossos semelhantes uma palavra de amor, justiça e compreensão.
As velas de Natal renovam nossa fé a cada ano, reavivando nosso empenho em ser, como Jesus, '' luzes'' de alegria e paz para aqueles com quem convivemos.



Os sinos de Natal





Os sinos de Natal transmitem a grande mensagem a ser anunciada e comunicada a todos, com muita alegria: o nascimento de Jesus! Os sinos de Natal, acima de tudo, querem levar, em todas as direções, a mensagem cheia de esperança e feliz do nascimento do Menino Jesus, que a cada ano chega para salvar homens, mulheres, velhos, jovens, crianças... Todos!



A estrela de Natal





A grande e brilhante estrela de Natal, símbolo do próprio Deus a apontar o caminho de nossa vida, tem quatro pontas e uma cauda luminosa, assim como um cometa. As pontas representam as quatro direções da Terra: leste, oeste, norte e sul. Isto significa que, de todos os lados, vêm pessoas para adorar o Deus- menino que acabou de nascer.
A estrela de Natal simboliza o Menino Jesus, cheio de luz e paz. Também eu, você, nossa família, nossa igreja e nossa comunidade devemos ser estrelas de Natal: basta viver e divulgar verdadeiramente o Evangelho de Jesus.



Os presentes de Natal






Os presentes dos reis magos deram origem à tradição de dar presentes às pessoas na época do Natal. Os presentes simbolizam, no fundo, o próprio Jesus, o grande presente que foi dado por Deus, naquela magnífica noite, a toda humanidade. O Filho de Deus é, sem dúvida, o maior e melhor presente que ganhamos em todos os Natais e, ao darmos um presente a alguém, estamos ofertando também nosso próprio amor e alegria pelo nascimento de Cristo.



Os cartões de Natal





No século XVII, era de costume na Europa escrever cartas aos amigos por ocasião do Natal. As mensagens, naquela época, levavam muito tempo para chegar, pois as distâncias eram percorridas a cavalo. O verdadeiro sentido dos cartões de Natal é a mensagem cristã, a alegria pelo nascimento de Jesus, que queremos manifestar e repartir com todos aqueles a quem os enviamos.


Os ramos verdes decorativos





É comum, em quase todo o mundo, usar ramos verdes na decoração de qualquer ambiente para a festa de Natal. Hoje os ramos verdes, que decoram as casas e igrejas na época natalina, simbolizam a esperança em uma nova vida, cheia de fé e alegria, que renova a cada ano com a chegada do Menino Jesus no Natal.


Os arranjos secos de Natal





Ao contrário dos ramos verdes, os galhos secos lembram a falta de vida e luz, a ausência daquilo que aquece e renova. Por isso mesmo, os arranjos secos de Natal, feitos com folhagens amarelecidas, pinhas secas e galhos retorcidos, são colocados em portas e sobre os móveis dos lares cristãos, indicando a ausência de vida antes da chegada de Jesus.



A grande canção do Natal






A canção de Natal, Noite Feliz, com sua letra traduzida para mais de 60 línguas, é a música mais cantada em todo o mundo. Hoje é um dos símbolos dessa bela festa cristã.


A ceia de Natal





A ceia de Natal simboliza e relembra a Santa Ceia do Senhor, realizada um dia antes da morte de Jesus, quando Ele e seus discípulos comemoram a Páscoa dos judeus. Toda ceia é sempre um momento de reunião em família. É quando, através dos alimentos, se conserva a vida material do corpo. Bem mais do que isso, a ceia de Natal é a comemoração da verdadeira vida, a vida espiritual, que nos é dada por Cristo, o Filho de Deus.




Fonte: Retirado do livro '' Símbolos do Natal'' - Natália Maccari - Suely Mendes Brazão
Editora Paulinas












Nenhum comentário:

Postar um comentário