quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fábulas Natalinas


A flor da noite do Natal






Havia uma linda camponesa, muito bondosa e também muito pobre. Quando o Menino Jesus nasceu, ela queria dar um presente para Ele, mas não tinha dinheiro para comprar nada, nem uma florzinha que fosse.
Ela percorreu vários lugares, para ver se encontrava uma flor ou alguns frutos para levar ao menino, mas não encontrou nada. Todas as flores e frutos daquela região já haviam sido colhidos por outras pessoas  que também queriam presenteá-lo.






A camponesa ficou muito triste, estava quase chorando quando apareceu um anjo, que lhe falou:
- Apanhe uma porção de folhas de poinsettia, e faça um bonito buquê
- O Menino irá gostar de um monte de folhas? perguntou a moça.
-Arrume-o com muito capricho e eu prometo que Ele irá gostar.










A moça ficou um pouco em dúvida, mas como respeitava muito os anjos, e não tinha outra opção, resolveu obedecê-lo.Saiu correndo a procura das folhas, e quando encontrou, arrumou tudo em bonito ramalhete.









Depois de pronto, ela saiu bem feliz para levar o seu presente para o Menino.No início de sua caminhada, um senhor perguntou:
- Ei, Moça!Onde vai levando essas ervas daninhas?
-É o meu presente para o Menino Jesus. -Respondeu a camponesa.
-Onde já se viu levar um monte  de mato de presente para o Menino!-Respondeu o senhor com expressão de deboche.









A camponesa ia caminhando, e todas as pessoas com quem cruzavam riam ao vê o presente que ela levava.Conforme o rosto da camponesa ficava vermelho de vergonha, as folhas que ela carregava iam  se transformando em lindas flores vermelhas.













Quando a moça chegou até o Menino, trazia nas mãos um maravilhoso ramalhete de flores vermelhas.Estas flores hoje são conhecidas como ''bico de papagaio'', e são muito usadas para fazer arranjos e até enfeitar o pinheiro de Natal. Esta transformação simboliza o processo da verdadeira vida em Cristo.











A fábrica de brinquedos do Papai Noel







A fábrica de brinquedos do Papai Noel é considerada, segundo a lenda, a maior fábrica de brinquedos do mundo. Ela é dividida em vários departamentos, organizados conforme os brinquedos que produz.









No departamento de bonecas, só trabalham as mulheres, afinal é um trabalho muito delicado. Os duendes que trabalham no departamento de bolas são todos atletas, por isso as bolas fabricadas ali são de excelente qualidade.
No departamento de carrinhos, somente pilotos e motoristas, e assim vai, a mão-de -obra é totalmente qualificada.







Muitas crianças pedem para o Papai Noel palhaços de brinquedos, e cada vez que chega um pedido deste, ele já fica preocupado. é que os funcionários deste departamento são um bocado atrapalhados, e de vez em quando aprontam confusões.







Teve um ano em que o Papai Noel passou para eles um pedido de cinquenta mil palhaços. Quando a produção ficou pronta, foi encaminhada para o departamento de controle de qualidade. Sr. Duenildo abriu uma caixa e levou um susto:
Ele não vai gostar disso.- Falou chamando Josito, o encarregado pelo departamento de palhaços que repetiu:
-Ele não vai gostar nada disso!






Era bem perto do Natal , e estavam todos com medo do Papai Noel. Quando ele recebeu a notícia exclamou:
-OH,OH,OH,OH, mas que grande confusão!
- E agora entregaremos palhaços com bigodes e sem sobrancelhas? - Perguntou Josito.
Isso mesmo, eles trocaram as sobrancelhas por bigodes. 






Mamãe Noel estava passando por ali e escutou toda a conversa.
- Tive uma ideia para solucionar este problema.
Todos olharam na direção dela.
- Os coelhinhos da Páscoa estão sem trabalho nesta época do ano, vamos pedir ajuda a eles.
-Minha querida, os coelhinhos só sabem fazer chocolates e pintar Ovos de Páscoa.- Respondeu Noel, pacientemente.
-Por isso mesmo,eles sabem pintar muito bem. Pediremos que pintem sobrancelhas nos palhaços.










No final tudo acabou bem.Os coelhinhos adoraram poder ajudar, e agora sempre que podem trabalham com o Papai Noel. As crianças receberam os mais lindos palhaços de bigodes já vistos.E o bom velhinho continua se arrepiando quando chegam pedidos de palhaços.











O Natal na casa das Renas 






O natal na casa das Renas é um puco diferente do nosso.Eu disse só um pouco, porque Dona Renilda é muito caprichosa, e não abre mão das tradições natalinas.










O pinheiro de Natal é enfeitado com muitos laços e bolas coloridas, isso ocorre na presença de toda a família. As crianças gostam e participam com sugestões, que Dona Renilda acata com muito prazer. 









No alto da árvore é colocada uma linda estrela, representando a estrela de Belém. Na porta de entrada, uma grande guirlanda, enfeitada com ramos de pinheiro e várias fitas anunciam que o Natal está chegando.









Embaixo do pinheiro, é montado um lindo presépio, com o estábulo onde nasceu Jesus, a manjedoura e ao lado José e Maria. Em volta, as crianças colocam animais e os pastores com suas ovelhas. A família é composta por Dona Renilda, o seu esposo, Sr.Donder e três lindas crianças. São os filhinhos Renilton, Renira e Renoldo.








No dia 24 de dezembro, o chefe da família passa o dia se preparando, pois ele é um dos escolhidos, e tem o privilégio de puxar junto com outras sete renas o trenó do Papai Noel.
Este fato é motivo de orgulho para toda a família, afinal são somente oito renas escolhidas para esta maravilhosa tarefa. É nessa parte que o Natal da família é um pouco diferente do nosso. A ceia de Natal...











Todos esperam para cear junto com o Sr. Donder. Este só chega na manhã do dia 25 de dezembro , e muito cansado. As crianças ansiosas, estão na porta, prontas para receber com muitos beijos e abraços o seu papai, que chega com presentes para toda a família. Depois de colocar o Menino Jesus na manjedoura, chega a hora da ceia do Natal...











Na verdade não é uma ceia, e sim um delicioso café da manhã.Dona Renilda prepara os mais deliciosos docinhos que se possa imaginar, como panetone, vários bolos e bolachinhas de Natal, tudo isso acompanhado de um delicioso chocolate quente.E sabem de uma coisa? Ninguém sente a falta da ceia de Natal, e o peru agradece por mais um ano de vida...









Fonte: Retirado dos livros '' Lendas e fábulas de Natal - A flor da noite de Natal'': '' Lendas e fábulas de Natal - A fábrica de brinquedos do Papai Noel''; ''Lendas e fábulas de Natal - O Natal na casa das Renas''
Texto:Patrícia Amorim
Editora Vale das letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário