domingo, 28 de outubro de 2012

Serie: Os amigos de Jesus




Um dia, há dois mil anos, um pequeno grupo de homens encontrou um jovem caminhando pelas estradas da Galileia, no Oriente Médio. Cada um deles tinha seu trabalho e sua família, mas houve um instante em que a vida deles mudou. Eles se chamavam Tiago Maior( Filho de Zebedeu), João,   Pedro, André, Mateus, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Tiago Menor ( Filho de Alfeu), Judas ( Filho de Tiago), Judas Iscariotes, Simão Zelote.
Eram doze, e hoje os conhecemos como os '' apóstolos''. Mais tarde, um deles traiu aquele jovem, e em seu lugar foi escolhido Matias.
Naquela época, todos em Jerusalém sabiam quem eram os '' amigos'' de Jesus. As pessoas os viam indo em lugarejo em lugarejo, sempre seguindo seu Mestre em tudo o que ele fazia.
A esse grupo de homens devemos acrescentar Paulo. Seu encontro aconteceu de um modo muito estranho: quando viajava para a cidade de Damasco, ouviu a voz de Jesus que lhe perguntava: ''Por que me persegues?''. Ficou tão impressionado com aquilo, que caiu do cavalo; a partir daquele momento , sua vida mudou totalmente, e de perseguidor dos cristãos ele se tornou a mair das testemunhas de Jesus. Fez  mil viagens para contar a todo o mundo o que lhe havia acontecido.




Atividade


Faça um belo colorido:







Dinâmica: Tomé, onde está a tua fé?


Escreva em um papel o nome '' Jesus'', em outro '' Tomé'' e depois vá escrevendo o nome dos apóstolos até completar o número de crianças. Depois, dobre os papéis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer criança, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando Ele piscar, se a criança for uma apóstolo deverá dizer: ''Jesus está presente e vivo no meio de nós!''
Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: '' Mestre, é você mesmo?''
Se a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo: '' Tomé, onde está a tua fé?''



Fonte: Texto retirado do livro '' Os amigos de Jesus''- Bento XVI - Apresentação de Julián Carrón

Nenhum comentário:

Postar um comentário