terça-feira, 8 de maio de 2012


As Cores Litúrgicas



São empregadas nos ornamentos dos "ministros ordenados", nas celebrações litúrgicas; são também usadas em panos de ornamentação. Variam segundo tempos e lugares.Atualmente em nosso rito romano se empregam as seguintes cores: Branca - É usada nos tempos de Páscoa e Natal, em geral nas festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos ou Santas não mártires.
Verde - Durante o Tempo Comum. (Neste tempo, revivemos tudo o que Jesus disse e fez para a nossa salvação). Roxa - É usada nos domingos e dias durante as semanas da Quaresma e do Advento. É usada, também, nas missas de "corpo presente" ou na "encomendação de falecidos”. Vermelha - Usada na Sexta-feira santa, no dia de Pentecostes e nas festas ou memórias de mártires. Rosa - Usada no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma. OBS:Nas celebrações e missas, normalmente, é usada a Túnica e a Estola.
A Casula é usada em ocasiões especiais. 




Liturgia, a Festa da Vida



Ouçamos com atenção a história a seguir: 

Rodrigo é um menino curioso. Vive fazendo perguntas sobre o que vê ou escuta. Certo dia, ao chegar na casa de sua avó, perguntou:- Vó, o que é liturgia?- Liturgia é uma festa - respondeu dona Alice.- Ah... Então a festa de aniversário da Mariana foi uma liturgia?- O aniversário da Mariana foi uma festa, mas não uma liturgia.Em um aniversário existem muitas coisas que existem numa festa de liturgia: pessoas, alegria... Mas não existe o mais importante: a presença de Deus como centro da festa.As festas litúrgicas são momentos fortes na vida da Igreja. Assim, como nós temos momentos fortes em nossa vida: nosso nascimento, aniversários, formaturas, casamento... também a Igreja tem momentos fortes.A festa litúrgica mais conhecida é a Eucaristia. Mas há também os momentos litúrgicos do batismo, da Crisma, do matrimônio e outros.As pessoas se reúnem para celebrar a vida em Deus e por isso rezam, cantam, louvam e agradecem.- Quer dizer que Deus fica na Igreja esperando o povo para a liturgia?- Não... Deus está presente na vida de todas as pessoas - afirmou a vó Alice, - mas é na liturgia que O encontramos de forma especial.Há momentos durante o ano muito importantes na liturgia: o Natal, a Quaresma, a Páscoa, Pentecostes, Corpus Christi e outros.- Vovó... - disse Rodrigo, como quem havia chegado a uma bela conclusão, - quer dizer que a liturgia é a festa da vida?!- Muito bem, meu netinho! Agora vejo que você entendeu muito bem! Vamos trabalhar um pouquinho? Depois de ler o texto acima com atenção, responda as perguntas:1. Na liturgia qual a pessoa central da festa?2. Qual a festa litúrgica mais conhecida?3. Cite alguns momentos litúrgicos.4. Cite alguns momentos importantes, durante o ano, na liturgia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário